Páginas

15 de jul. de 2019

Formulários Digitais: criando avaliações automáticas.

Testes eletrônicos. Designed by macrovector / Freepik
Sabe aquele evento que você precisa divulgar e gostaria que os interessados fizessem uma pré-inscrição usando a Internet? E que tal coletar a opinião de quem visita seu site, fazendo algumas perguntas rápidas sobre atendimento e produtos? Está organizando um evento qualquer e precisa que os participantes deixem seus endereços e números de telefone? Que tal fazer uma prova eletrônica, on-line? Pois bem, esses são apenas alguns dos exemplos do que podemos fazer com os formulários eletrônicos, ferramentas bastante flexíveis e ágeis quando se trata de coletar dados e informações usando a Internet.
Microsoft Forms.
Google e Microsoft oferecem cada uma, as suas soluções em formulários eletrônicos, gratuitos, bastando apenas que o interessado faça seu cadastro e obtenha uma conta em qualquer uma delas, Gmail ou Hotmail, por exemplo.
Além de poder criar os documentos citados acima, os usuários contam com a possibilidade de criar "Testes Eletrônicos", elaborando atividades eletrônicas utilizando uma boa variedade de modelos de perguntas: múltipla escolha com uma ou mais assertivas, descritivas com resposta curta ou longa e mais. Os testes podem ser configurados de modo a exibir as respostas corretas do usuário, seus erros e também o professor pode inserir um feedback em cada questão, dando ao respondente um retorno imediato sobre o erro ou acerto da questão. A pontuação de cada questão pode ser inserida livremente pelo professor e será totalizada ao final da atividade, quando o aluno finalizar sua atividade, podendo até receber seu resultado imediatamente. As respostas e notas podem ser avaliada individualmente ou em grupo, em uma planilha específica para esse fim, gerando um relatório completo da atividade realizada. Além disso, são gerados relatórios estatísticos gráficos, sobre cada avaliação criada, um poderoso aliado na avaliação das turmas que respondem as atividades.
Google Formulários.

O compartilhamento das atividades pode ser realizado de muitas maneiras: por link, e-mail, e até mesmo por QR Code.
Assista nos vídeos abaixo como criar formulários e avaliações eletrônicas com essas duas ferramentas, depois que você usar a primeira vez vai ser difícil voltar a utilizar as velhas provas impressas em papel!