Páginas

8 de set. de 2020

Porque o WhatsApp! não é ferramenta para gerencia de grupos.

 

WhatsApp! o aplicativo de mensagens instantâneas, "mensageiro" como são conhecidos esses programas, é uma maravilha! Ele permite que os usuários troquem mensagens de texto, áudios e vídeos ao vivo de maneira rápida, muito rápida e muito fácil. Muito por sua agilidade em fazer essas tarefas que ele caiu nas graças do povo, nem mesmo porque, tecnicamente falando, ele seja o melhor, não, ele é um dos melhores, mas não o melhor. Mas isso não interessa, o que interessa mesmo é que adoramos o WhatsApp! e suas facilidades em conectar-se usando o número de telefone celular, sem ter que usar mais um código para isso, por ele permitir enviar os mais diversos tipos de arquivos e criar grupos diversos, juntando nesses grupos contatos sob um mesmo pretexto: tem o grupo dos amigos do colegial, o grupo do pessoa do trabalho, o grupo da família (esse não pode faltar!), o grupo da igreja, do terreiro, do templo, grupos pra tudo no mundo é possível criar no WhatsApp!
Mas, é ai que mora o perigo... Imagine que poder criar indiscriminadamente grupos de qualquer tipo, e achar que vai poder controlá-los depois que eles passarem de dez componentes será a sua derrota. Como o programa é para "mensagens instantâneas", a cada envio elas vão se perdendo no histórico, ficando para trás e cada vez mais distante para você. Claro, ele tem um sistema de busca, mas que só permite a busca por palavras e não por usuários, o que complica muito quando se quer rever uma mensagem enviada por alguém especificamente. Podemos ter até duzentas e cinquenta pessoas em um grupo, claro que nem todos são participantes ativos, mas pelo menos vinte o são, e isso já causa uma forte ansiedade dependendo do fluxo de mensagens trocadas por esses usuários.
Quando você quiser manter uma comunicação organizada e com controle sobre o que está sendo postado, o WhatsApp! não é a melhor solução. Existem soluções profissionais e gratuitas que são desenhadas exatamente para a comunicação em grupo, tente algumas delas nos exemplos abaixo:
Tente uma delas quando sua necessidade for maior que dez participantes em uma conversa! Abraços.