Páginas

8 de out. de 2020

Dicas para ser um bom aluno a distância.

 

Mulher alegre com braços para cima em frente ao notebook

 Designed by marymarkevich / Freepik

Muito se fala da EaD, essa modalidade que permite ao estudante acompanhar as aulas a distância, utilizando a Internet como meio para interação com os professores e colegas de curso. A EaD cresceu bastante nesses últimos anos, modificações nas leis e melhorias nas conexões contribuíram bastante para esse crescimento, mas principalmente foi a oferta de cursos que aumentou, fazendo com mais e mais pessoas passassem a ter interesse por essa modalidade.

Porém, para aqueles que pensam que estudar a distância é fácil a experiência pode ser bem traumática. Como a principal característica da modalidade é a flexibilidade para assistir as aulas quando e de onde quiser, muitos alunos procrastinam e não conseguem cumprir com os prazos levando assim a atrasos e até a desistência dos cursos. Um dos grande problemas da EaD é inclusive a evasão.

Aqui vão algumas observações importantes para você que está pensando em realizar cursos a distância. São algumas anotações que fiz durante os cursos que participei, tanto como aluno quanto como professor:

  • Tempo: o tempo é o seu maior aliado, mas pode tornar-se o seu pior inimigo no que diz respeito ao ensino a distância. Organize-se seu tempo. Não é porque é flexível e os prazos são longos  que você vai deixar tudo pra última hora. Antes de inscrever-se em qualquer curso a distância, veja a sua disponibilidade real de tempo, quanto você poderá dispor por dia para se dedicar aos seus estudos. A recomendação é que você dedique o mínimo de uma hora por dia para acessar e realizar as atividades do curso. Claro que para cursos mais complexos você precisará de mais tempo. Crie um cronograma de estudos, marque dias e horas que serão dedicadas ao seu aprendizado, e cumpra esse cronograma.
  • Interaja: muitos alunos reclamam que na EaD não existe interação entre os colegas, o que torna o curso monótono e sem atratividade. São muitos os meios para interação dentro dos ambientes AVA: fóruns, chats, e-mails e vídeos. Muito desses recursos devem ser implantados por quem oferece e administra o curso, portanto verifique quais os recursos estão a sua disposição.
  • Estude: não se iluda pensando que só porque o modelo é a distância ele é mais fácil, não existe isso! Na verdade, o modelo a distância pode ser mais difícil para alguns do que o presencial pois exige mais autonomia do aluno, uma vez que ele deve ser o responsável por seu próprio desenvolvimento dentro do curso, realizando as tarefas dentro dos prazos exigidos e interagindo com professores e demais colegas no ambiente virtual. A falta de habilidade com as ferramentas digitais também pode ser um complicador para quem não a possui, mas não pode ser uma desculpa.
  • Tenha foco: concentre-se no curso e em todas as atividades propostas, participe ativamente do que lhe for proposto, esse envolvimento é que faz a diferença.
  • Busque ajuda: quando algo não estiver claro para você não tenha vergonha de perguntar. Perguntar faz parte de qualquer processo de aprendizagem, não seria diferente com a EaD.

Como eu falei, não são muitas dicas, apenas o óbvio que muitas vezes é deixado de lado e faz com que seu progresso na EaD não seja positivo.