Páginas

14 de jun. de 2020

Conhecendo o Google Drive

Que tal armazenar seus arquivos em nuvem? Não sabe ainda do que se trata? Pois então vamos lá: "armazenamento em nuvem" é a terminologia utilizada para armazenamento em uma máquina, servidor de armazenamento, que não é a sua mas é acessada por você através da Internet/Web permitindo que você guarde seus arquivos em uma pasta privada, onde apenas você ou quem você permitir, terá acesso.
Quais as vantagens desse tipo de armazenamento? Vejamos:
  1. Flexibilidade: os arquivos armazenados em nuvem podem ser acessados através da Web, por qualquer dispositivo, bastando para isso uma conexão com a rede.
  2. Segurança: seus arquivos são garantidos pelo servidor de armazenagem que os mantém hospedados pelo tempo que você quiser , ou até que o contrato se encerre.
  3. Praticidade: seus arquivos podem ser compartilhados entre outros usuários permitindo assim o trabalho em grupo.
 Além do que listamos acima, os "drives virtuais em nuvem" substituem com muita vantagem as mídias físicas, como pendrives, discos rígidos e CD/DVDs, pois não apresentam problemas defeitos mecânicos ou eletrônicos como estas (um pendrive pode cair no chão e deixar de funcionar, por exemplo).
O Google Drive, ou simplesmente Drive, é a ferramenta de armazenamento em nuvem da empresa Google, e é uma das mais utilizadas atualmente, fazendo parte do leque de ferramentas de produtividade da empresa.
Para utilizar essa ferramenta gratuitamente basta ter uma conta Google, do tipo Gmail, que lhe dará acesso a um drive virtual, na nuvem, de 15 GB, espaço suficiente para começar a guardar seus arquivos.
No vídeo a seguir, dou uma demonstração do que o Drive é capaz de fazer por seus arquivos e como você pode manipulá-los através da Web. Assista ao vídeo, deixe seu "like" e se inscreva no canal.
Obrigado e até a próxima!