Páginas

7 de mai. de 2017

Salas de aula virtuais: alcançando o aluno onde ele estiver.

Quer criar gerenciar as suas próprias "Salas de Aula Virtuais"? Sem precisar pagar nada por isso, mantendo o total controle sobre as suas aulas e seus alunos? Pois vamos apresentar agora alguns ambientes para gerenciamento de aprendizagem, "Learning Management Systems - LMS", como são tecnicamente chamados,  que vão lhes ser muito úteis para essa tarefa.

SOPHIA.
Página de abertura do Sophia. Fonte: Elaboração própria.
O Sophia é um dos ambientes mais práticos de se utilizar para gerenciar suas turmas online. Nele é possível criar quantas turmas quiser, que ele chama de "Grupos", e depois ir adicionando os membros ou alunos,  a cada um dos grupos criados. Os grupos e seus membros possuem monitoramento de ações, onde você faz o acompanhamento do que cada membro realiza dentro do grupo, podendo esse relatório ser exportado para uma planilha, facilitando ainda mais seu trabalho de avaliação dos membros do grupo/turma. O conteúdo que você vai poder postar como parte do material de estudo de cada grupo ou turma, é colocado como "Tutorial", onde um tutorial pode ser formado por um conjunto de diferentes tipos de mídia: textos, imagens, sons, vídeos e apresentações em slides, além de outros. Após a criação dos tutoriais, você pode criar as suas "Playlists", que reúnem coleções de tutoriais, criando "trilhas de estudos" para seus alunos, ligando diferentes temas dentro de um mesmo contexto, por exemplo. Além de tudo isso, através do Sophia você tem acesso ao material de outros professores e instituições de todo o mundo, que são compartilhados através desse ambiente.

EDMODO.
Como o Sophia, o Edmodo trabalha suas turmas de alunos em grupos, sendo que o controle é ainda
Página inicial do Edmodo. Fonte: Elaboração própria.
maior, pois para cada atividade inserida nos grupos pode ser aplicada uma nota ou peso, que servirá para avaliação dos alunos em sua disciplina. O controle de um grupo no Edmodo é bastante rígido, onde o tempo de duração em que o mesmo estará disponível para os alunos/membros pode ser configurado, excelente opção para quem ministra cursos online. O Edmodo comporta diferentes tipos de atividades ou "Quizes", que podem ser aplicados aos alunos como avaliação para nota. Essas tarefas também podem ter seu tempo de disponibilidade para os alunos controlado, encerrando automaticamente em uma data determinada. O professor pode criar um "banco de questões", criando assim a possibilidade de utilizá-las em diferentes atividades para diferentes turmas. É possível o envio de mensagens e e-mails aos membros de um grupo no Edmodo, inclusive para os pais dos alunos, pois estes podem também ser cadastrados no ambiente, acompanhando assim eles próprios o desempenho de seus filhos, no caso de turmas com crianças. O Edmodo possui ainda integração com o MS Office 365, da Microsoft, Onedrive, da mesma empresa, e ainda com o Google Drive, da Google, o que facilita ainda mais o compartilhamento de arquivos desses dispositivos para os alunos.

SCHOOLOGY.
Página inicial do Schoology. Fonte: Elaboração própria.
Um LMS poderoso, utilizado por diversas instituições de ensino no mundo, o Schoology possui ferramentas de gerenciamento de turmas bastante avançadas, onde o professor tem o total domínio sobre o conteúdo e seus alunos. Os alunos são incentivados através de "distintivos", sendo premiados com tipos específicos de acordo com o seu desenvolvimento no ambiente e atividades realizadas. Falando em atividades, a gama de tipos que podem ser elaboradas pelo professor, dá ao mesmo uma grande flexibilidade na criação destas. O Schoology também possui um poderoso painel de controle, onde todos os acessos realizados pelos alunos são acompanhados, contando inclusive que links foram mais visitados dentro do ambiente.

Agora que você já conhece um pouco desses três excelentes sistemas para gerenciamento de aulas online, viste as páginas de cada um e faça um tour, selecionando aquele que mais se adequar as suas necessidades e de seus alunos. Até a próxima!